GLOSSÁRIO
D
Damaged: Danificado. Diz-se da mercadoria
ou sua embalagem já quando recebida nestas condições
para embarque ou quando se constata o dano somente no desembarque
da mesma.
Dangerous Goods: Carga perigosa. p. ex. explosivos, inflamáveis,
corrosivos, etc. para cujo manuseio e transporte existe uma série
de regulamentos internacionais.
Deadline: Prazo limite para depositar os contêineres
a serem embarcados.
Deck: Convés. Piso dos navios.
Demurrage: sobrestadia, multa ou indenização
paga pelo afretador ao armador, por ter o primeiro ultrapassado
o prazo estipulado num Contrato de Afretamento por viagem, para
as operações de carregamento e/ou descarga do navio.
Tal retenção do navio no porto por tempo além
do concedido para carregamento ou descarga.
Door to Door: Carga é coletada na porta do embarcador
e entregue na porta do comprador. Porta a porta.
Distribuição: outbound logistics ou fluxo logístico
de saída, é o fluxo de mercadorias e informações
desde o final das linhas de produção até
o usuário final.
Draft: calado, a distância graduada em metros (ou decímetros)
ou pés (e polegadas), medida da quilha do navio a linha
d'água observada no momento de sua leitura.
Tal distância assim graduada em escala própria, indicando
a capacidade de imersão do casco do navio. Espelho de documentos
a serem confeccionados. Ex.: BL; faturas etc.
Drawback: Termo usado para a importação de
matérias primas com favorecimento ou isenção
de impostos de importação, com a condição
destas serem usadas como componentes de produtos para exportação.
Dry-Cargo Container: Tipo de container convencional, usado
para carga seca, existindo nas medidas de 20 e 40 pés,
sendo o mais comumente encontrado e manuseado no comércio
internacional atualmente.
Duty (pl. duties): obrigação, dever taxa. p.ex.
aduaneira.
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